RÁDIO WEB INESPEC - BLOG 43/2011

ATUALIZAÇÃO NESTA DATA: 24.01.2012 RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARء-BRASIL
relojes web gratis
INSTITUTO INESPEC. Instituto de Ensino Pesquisa, Extensمo e Cultura. Rua Dr. Fernando Augusto, 873 – Santo Amaro. CEP 60543375. Telefones: DDI 55 OPERADORA XXXX DDD 85 3245.88.22 e 3497.0459 – 88 23 82 49 e 86440168 CENTRO DE ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESPECIALIZADO. CAEE-INESPEC - CNPJ: 08.928.223/0001-25
BLOG GERENCIADO PELA REDE VIRTUAL INESPEC EAD NEC CAEE RWI INESPEC http://rwi5102.blogspot.com/ CAEE NEC EAD CURSOS http://caee2012.blogspot.com/ LETREIRO ELETRÔNICO
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 A PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO WEB INESPEC É TRANSCONTINENTAL E O SOM É DE ALTA QUALIDADE. PORÉM, DIFICULDADES NO SEU SISTEMA DE BANDA LARGA PODE DESQUALIFICAR A QUALIDADE DA TRANSMISSÃO. VEJA COMO ESTÁ A SUA RECEPÇÃO/TRANSMISSÃO: Velocimetro RJNET COORDENAÇÃO DESTE BLOG: caeeinespec@gmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Metodologia do Ensino da Biologia II - Interdisciplinaridade.

Metodologia do Ensino da Biologia II

FÓRUM DE DEBATES NA DISICPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA II
Fóruns de Discussão.

César Augusto Venâncio da Silva.

Interdisciplinaridade:
Embora ainda seja uma temática pouco abordada dentro da sala de aula é preciso o professor se conscientizar que ela é um importante instrumento facilitador da aprendizagem no processo de ensino da Biologia.

Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.

Interdisciplinaridade. Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinariedade se faz presente. Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teria tem sido desenvolvida. Um estudo epistemológico é proveitoso para a delimitação do tema: Existem quatro palavras que são particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional: Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. O que há em comum nestas palavras é a palavra disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos científicos e das disciplinas escolares, tais como matemática, biologia, ciências naturais, historia, etc. e de um esforço em superar tudo o que esta relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade. A interdisciplinaridade tem suas raízes na historia da ciência moderna, sobretudo aquela produzida a partir do seculo XX, por isso para compreender este movimento, é necessário apresentar algumas considerações sobre esta temática.

Aplicação na educação. A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Sua função é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar, visto que, alegoricamente falando, a mente do aluno é parecida com um armário arquivo, sobretudo a partir do terceiro ciclo, quando professores diferentes ministram as disciplinas diferentes, entra o professor de matemática, abre-se o arquivo, retira-se o material desta disciplina. Entrando o professor de historia, guarda o material de matemática, e assim sucessivamente, como se uma disciplina não tivesse relação nenhuma com a outra, e pior do que isso, ao sair da escola, o aluno guarda todo o material do arquivo utilizado na escola e pega a pasta "realidade", uma vez que todas as demais não tem relação nenhuma com esta ultima. Na educação básica existem muitos projetos e praticas que tem sido adotados, sobretudo nos terceiro e quarto ciclo e ensino médio, numa tentativa de superar a fragmentação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.

Na pratica a interdisciplinaridade é um esforço de superar a fragmentação do conhecimento, tornar este relacionado com a realidade e os problemas da vida moderna. Muitos esforços tem sido feitos neste sentido na educação. Na ciência, por sua vez, os esforços estão na busca de respostas, impossíveis com os conhecimentos fragmentados de uma única área especializada.

CONCLUSÃO: A pesquisa sobre interdisciplinaridade ainda é muito recente, mesmo assim existem alguns autores já destacados por sua produção sobre o tema, são eles: Ivani Fazenda, que possui varias publicações sobre o tema e sua relação com a educação e é coordenadora de uma equipe de pesquisadores da PUC-SP que desenvolve diversas pesquisas sobre o tema; Hilton Japiassu, que possui também diversas publicações sobre o tema, tanto em sua manifestação na educação como na ciência; em Portugal se destaca a autora Olga Pombo, que é também pesquisadora sobras as manifestações do tema no Brasil e em Portugal e já esteve no país ministrando diversas palestras sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário