RÁDIO WEB INESPEC - BLOG 43/2011

ATUALIZAÇÃO NESTA DATA: 24.01.2012 RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARء-BRASIL
relojes web gratis
INSTITUTO INESPEC. Instituto de Ensino Pesquisa, Extensمo e Cultura. Rua Dr. Fernando Augusto, 873 – Santo Amaro. CEP 60543375. Telefones: DDI 55 OPERADORA XXXX DDD 85 3245.88.22 e 3497.0459 – 88 23 82 49 e 86440168 CENTRO DE ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESPECIALIZADO. CAEE-INESPEC - CNPJ: 08.928.223/0001-25
BLOG GERENCIADO PELA REDE VIRTUAL INESPEC EAD NEC CAEE RWI INESPEC http://rwi5102.blogspot.com/ CAEE NEC EAD CURSOS http://caee2012.blogspot.com/ LETREIRO ELETRÔNICO
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 A PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO WEB INESPEC É TRANSCONTINENTAL E O SOM É DE ALTA QUALIDADE. PORÉM, DIFICULDADES NO SEU SISTEMA DE BANDA LARGA PODE DESQUALIFICAR A QUALIDADE DA TRANSMISSÃO. VEJA COMO ESTÁ A SUA RECEPÇÃO/TRANSMISSÃO: Velocimetro RJNET COORDENAÇÃO DESTE BLOG: caeeinespec@gmail.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA II: Redação temática.






Metodologia do Ensino da Biologia II
2ª Semana Avaliação Formativa 22/07/2009 15:55:48
Comentário: Escreva um texto subjetivo e crítico (entre 500 a 1500 palavras) enfocando os assuntos: biologia do cotidiano, laboratório de biologia e método científico e biologia. O seu texto deve conter relatos de experiências suas relacionados aos três temas.



BIOLOGIA DO COTIDIANO.

O amor à Biologia e à arte de ensinar nasceu e cresceu em mim desde muito cedo. Tive a sorte de saber o que queria fazer e com isso pude traçar os rumos profissionais de minha vida com muita clareza. Prestei vestibular para Medicina, mas foi ensinando Biologia onde me achei. Não queria saber de outra coisa e, por dedicação, fiz posteriormente opção para biologia em uma “x” universidade, porém terminei aqui na FGF. Assim, estabeleci que me dedicaria a vida profissional ao ensino e foi o que fiz. Como docente, desenvolvi atividades ligadas à pesquisa em educação, ao ensino e à preparação de vestibulandos. Oriento há quase 30 anos alunos que vão prestar vestibular, participo de congressos e sempre me envolvo com questões de ensino. Por essa afinidade com o ensino, fui indicado várias vezes a elaborar materiais didáticos voltados ao ensino. Considero-me realizado em minha vida profissional. Posso dizer que o meu trabalho é o meu hobby. Além disso, sinto-me mais feliz ainda por ser uma pessoa realizada em minha vida pessoal e sócio-familiar. Cada vez mais o homem utiliza os conhecimentos de Biologia para melhorar as relações entre os seres vivos na natureza. Na qualidade de Professor criei um blog(http://wwwbiologiacesarvenancio.blogspot.com/)que foi feito especialmente para divulgar os trabalhos da FGF no campo da minha formação e trabalhos para meus alunos virtuais. Você que vê na preservação da natureza a ferramenta necessária para a evolução de todos na Terra.
Sejam bem-vindos a uma viagem fantástica pelos temas mais instigantes das Ciências Biológicas!


LABORATÓRIO DE BIOLOGIA.

Um cientista maluco atrás de uma bancada com experimentos perigosos. Líquidos flamejantes e espumantes. Experiências de cruzamento de espécies que lembram a Ilha do Dr. Moreau, romance de Herbert George Wells e que no cinema foi estrelado por Marlon Brando. Essas são as imagens que muitas pessoas criam sobre o trabalho dos cientistas e seus laboratórios. No entanto, os pesquisadores pouco se parecem com o Beakman da TV ou qualquer outro estereótipo. Eles possuem muito mais o rigor e a seriedade que o método científico exige. Para mostrar como é o trabalho de um cientista, voto no sentido de afirmar a importância deste momento FORMATIVA que nos leva a ter noção de como é um Laboratório de Biologia por dentro.

Podemos iniciar o discurso falando em Definindo a rota! Os rumos de uma pesquisa começam bem antes dos estudos no laboratório. O primeiro lugar onde se colocam os olhos não é no microscópio, mas nos livros da biblioteca. É a partir do tema escolhido que o pesquisador procura as referências bibliográficas sobre o assunto. O cientista procura quais são as novidades e em qual estágio está o conhecimento do seu objeto de pesquisa. Depois de ter realizado a busca bibliográfica, é chegada a hora de colocar no papel quais são os objetivos da pesquisa, e também deixar claro qual é o seu ponto de partida. O passo seguinte, na maioria das vezes, é submeter o projeto a uma agência de fomento, como o Fundo de Amparo à Pesquisa ou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que podem colaborar com recursos para as atividades do laboratório.

A vem as Atividades de Coletas! Vamos trabalhar com a hipótese de um Laboratório de Ecofisologia e Fisiologia Evolutiva, que existem muitos espalhados pelo Sudeste e Sul do país. Nestes laboratórios os pesquisadores estão preocupados em saber como os animais funcionam em diferentes ambientes e conhecer a história evolutiva desses bichos.  O foco está nos répteis. Existem pesquisas de doutorado onde se pesquisa os efeitos das variações do ambiente em ovos de lagartos. Para que as atividades de laboratório aconteçam, o cientista deve possuir os animais necessários. Assim, é preciso que ele saia para a sua atividade de coleta - o que lembra livros de expedição ou aventuras do desenho Jonny Quest. A diferença é que não há inimigos ou aparatos tecnológicos ultra-modernos. Existe somente um pesquisador, seus colegas, o manual de campo e instrumentos de coleta. As Experiências! Os equipamentos do laboratório permitem testar determinadas variáveis, como temperatura, solo e iluminação. Pode-se, por exemplo, colocar um animal que vive em um ambiente de temperatura média de 20º C em um aparelho que irá aumentar a temperatura em 10ºC. A idéia é ver, com a diferença de temperatura, como reagem os mecanismos metabólicos e suas atividades motoras. Outra experiência possível é verificar qual é a distância de um pulo de um sapo, como o da espécie Bufo jimi , ou a velocidade de corrida de um lagarto. Nesses casos, o pesquisador pode utilizar o mesmo solo do habitat do animal ou trocá-lo para fazer comparações de desempenho. No meu site decidi publicar fotos e vídeos vinculados. Há lagartos que vivem em rochas, como o Tropidurus semitaeniatus, e outros conhecidos como psamófilos, cujo habitat é a areia. A pista de corrida simula os diferentes terrenos, chamados de substratos. O pesquisador pode, por exemplo, ver o desempenho de um lagarto antes e depois da alteração da temperatura de seu corpo nesses diferentes solos. E ai vem Hora do lanche ! O trabalho no laboratório é cansativo para o cientista, mas é também para o animal. Há determinados momentos do dia em que a hora do lanche chega para ambos. A diferença é que enquanto os pesquisadores se reúnem na área do café e do bate-papo, os lagartos e sapos permanecem em suas gaiolas, degustando a refeição, que claro, é bem diferente. Os alimentos dos animais são criados no próprio laboratório. O lagarto e o sapo podem escolher entre a larva do tenébrio (espécie de besouro), a barata ou o grilo. Para a manutenção desse viveiro, existe um técnico especial no laboratório.

E o fim Fim da pesquisa? A pesquisa só termina quando o cientista consegue chegar nos objetivos que foram traçados no início de seu trabalho. Um caminho que demora anos. O que costuma ter fim breve é a vida de alguns animais, que acabam morrendo naturalmente ou sacrificados para a realização de análise mais aprofundada das estruturas e do metabolismo. O Laboratório na Universidade poderá resultar em... apresentação da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado o que não significa o término das investigações. Em Ciência, o conhecimento está sempre se renovando e se atualizando. O próprio pesquisador pode vir a concluir que os resultados preliminares estavam errados, como sua tese também pode ser modificada pela conclusão de outro cientista. É no laboratório de Fisiologia Evolutiva, como em tantos outros espalhados pelo Brasil, que podemos ver o processo de construção do conhecimento realizado pela pesquisa acadêmica.

MÉTODO CIENTIFICO NA BIOLOGIA.

Você é dessas pessoas curiosas, que observam o mundo com atenção e procuram realmente compreende-lo? Que levam sempre em conta o que já se conhece sobre determinado assunto antes de tirar suas conclusões?
 
Em caso afirmativo, seu procedimento segue alguns dos princípiosdo método empregado pelos cientistas para fazer ciência.
Mas o que é ciência, afinal? Em linhas gerais, pode-se definir ciência como um método rigorosopara investigar a natureza, tentando explicá-lade acordo com regras lógicas. Nessa empreitada, o cientista utiliza procedimentos -métodos científicos – que se assemelham aos empregados pelos detetives em suas investigações.

Tanto o cientista quanto o detetive observam cuidadosamente os fatos e tentam explica-los. Cada novo fato descoberto pode fortalecer uma explicação, ou desacreditá-la.
Em alguma medida, podemos e devemos agir "cientificamente" em nossa vida cotidiana, recorrendo a certos procedimentos lógicos para descobrir como as coisas funcionam ou por que elas acontecem. Agimos cientificamente quando, a partir da observação de determinado acontecimento, temos um "palpite" de por que ele está ocorrendo; esse "palpite" é o que os cientistas chamam de hipótese. Por exemplo, você liga a televisão e ela não funciona.

Seu primeiro palpite será, provavelmente, que a televisão não está ligada à tomada.Para testar essa hipótese, basta olhar o cabo de alimentação. Se ele estiver ligado à tomada, você rejeitaráa hipótese e formulará outra, que possivelmente será: está faltando energia elétrica.

Para testar essa nova hipótese, você poderia, digamos, tentar acender a luz ou ligar outro aparelho elétrico. Em nosso dia-a-dia, essas atitudes podem ajudar-nos a tomar decisão. O procedimento científico é, portanto uma ferramenta poderosa à nossa disposição que pode ser útil para melhorar nossa compreensão do mundo.
Você está preste a começarum estudo de alguns dos ramos da Biologia. Que vantagem um futuro professor de Educação Física teria ao estudar essa disciplina? Sem exageros, as vantagens são muitas. Além de entender como os organismos funcionam, você compreende a intrincada rede biológica do qual fazemos parte, juntamente com todos os outros seres vivos da terra.
Um conhecimento mais aprofundado sobre o fenômeno da vida permite entender melhor a causa das doenças, possibilitando assim sua cura e prevenção. Conhecer melhor a trama da vida é fundamental para que possamos atuar, como cidadãos conscientes, na busca de soluções para um dos maiores desafios da humanidade: a preservação do ambiente terrestre.
Novíssimos campos de pesquisa biológica como a Biotecnologia e a Engenharia Genética, têm dado à humanidade enorme poder de modificar a natureza. Hoje já é possível, por exemplo, criar variedades de organismos antes inexistentes, produzir cópias idênticas de um organismo adulto ou mesmo prever doenças antes que elas se manifestem.

A utilização ou não desses conhecimentos deve ser decidida pela sociedade, e esse é um dos motivos pelos quais você, como cidadão, precisa conhecer os fundamentos da ciência biológica. Além de tudo, ao estudar Biologia Humana, você entrará em contato com o modo científico de pensar e proceder, o que poderá provocar mudanças positivas em sua vida.
Etapas do método científico
1.Observação: análise crítica dos fatos.
2.Questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação de umproblema a ser resolvido.
3.Formulação de hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução de um problema.
4.Realização de dedução: previsão possível baseada na hipótese.
5.Experimentação: teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar o experimento deve-se trabalhar com grupo de controle.
6.Conclusão; Etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese.
Ex. Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pêlos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pêlos. Esta experiência esta certa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário