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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Metodologia do Ensino da Biologia II - ANÁLISES DE LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS.

Metodologia do Ensino da Biologia II
Atividades.
3ª semana autoavaliações
30/07/2009 20:49:12
Unidade II – Tema I, II e III – Auto-avaliações
Valor: 0,25 ponto
Unidade II
ANÁLISES DE LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS
TEMA I
Auto Avaliação.

1. De que maneira um livro didático pode incrementar o interesse dos educandos para a pesquisa e para a investigação científica?

QUANDO este, através dos objetivos traçados, convida o leitor a interagir com o mesmo de forma explicita na sua estrutura. O livro didático surgiu como um complemento aos grandes livros clássicos. De uso restrito ao âmbito da escola, reproduzia valores da sociedade, divulgando as ciências e a filosofia e reforçando a aprendizagem centrada na memorização. E, por longos anos, ele cumpriu essa missão. Hoje, o livro didático ampliou sua função precípua. Além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, tornou-se um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro instrui, informa, diverte, mas, acima de tudo, prepara para a liberdade. Na educação, igualmente não basta acontecer a evolução do livro, embora ele seja de significativa importância. Antes de proporcionar uma ferramenta de qualidade ao aluno e seu professor, é preciso que ambos tenham, entre outras exigências fundamentais, condições de preparo e um lugar adequado para utilizá-lo. Um espaço físico que proporcione segurança, comodidade, liberdade e a possibilidade de atualização e aperfeiçoamento dos professores, o que, até o momento, inexiste na maioria das escolas brasileiras. Nesta concepção o livro didático não pode perder de vista a conexão com a: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e principalmente a transdisiciplinaridade.


2. Comente a seguinte frase: “Livros de Biologia não devem introduzir textos com informações históricas, para que todo o assunto fique concentrado apenas na própria Biologia”.
O LIVRO DE BIOLOGIA dependendo da contextualização deve sim introduzir temáticas que na interdisciplinaridade leva ao aluno entender o contexto do passado para compreender o presente e ter visão do futuro. A Humanidade desde sempre estudou os seres vivos. Nos seus primórdios, o ser humano aprendeu a utilizar as plantas e os animais em seu proveito. Aprendeu a evitar plantas venenosas e como tratar os animais. Observando o comportamento dos animais, adoptou técnicas de caça. Partindo também dos conhecimentos acerca da utilidade e da época de frutificação de variados vegetais, desenvolveu a agricultura, aprendendo a garantir, de maneira mais constante e preditível, o sustento das comunidades. Os conhecimentos na área da biologia, embora empíricos e como exercício prático do dia a dia, existem já desde a época da pré-história. Prova disso são as representações de seres vivos em pinturas rupestres.

3. Qual a importância das situações-problema?
A metodologia para envolver o aluno no interesse do aprendizado da Biologia se processa da forma que toda a temática abordada em um livro didático seja seguido de justificativa. Apresentando o problema e contextualizando a sua solução.

4. Em sua opinião, e seguindo os critérios deste tema, quais são os melhores livros didáticos de Biologia?

Título: A Grande História da Evolução. Autor: Dawkins, Richard. Editora: Companhia das Letras. SINOPSE: A árvore da vida percorrida numa peregrinação de 4 bilhões de anos. Os integrantes da jornada se encontram a cada entroncamento, contam suas histórias e ressaltam as maravilhas da natureza e as revelações da biologia evolutiva. Um trabalho enciclopédico por um dos maiores evolucionistas da atualidade "A Grande História da Evolução" é uma peregrinação ao longo da árvore genealógica da vida. Partindo de onde estamos hoje, passamos por quarenta entroncamentos onde nos deparamos com ancestrais e peregrinos que vêm de outros ramos. O ponto de chegada situa-se há 4 bilhões de anos, na origem da vida. Ao longo do trajeto, peregrinos contam suas histórias e descortinam as maravilhas da diversidade biológica que habita este planeta e os mistérios da evolução que ainda hoje desafiam biólogos. O humano ancestral "Little Foot" investiga como surgiu a possibilidade de andarmos sobre dois pés; o gibão ajuda a entender por que não temos que fazer calças com um furo para a cauda; o camundongo deixa claro que o que torna um organismo diferente do outro não são exatamente os genes, mas como sua atividade é regulada; castores explicam o conceito de fenótipo estendido, em que a represa é uma extensão do próprio castor; e o gafanhoto discute se existem raças. A paisagem que se descortina durante a viagem expõe uma amostra da diversidade da natureza e também explora como entendê-la. O leitor chega ao fim do percurso maravilhado e enriquecido com novas idéias e reflexões. Uma enciclopédia da vida para ler, reler e consultar.


Título: A Origem das Espécies e a Seleção Natural. Autor: Darwin, Charles. Editora: Madras. SINOPSE. Abordo do navio britânico Beagle, durante uma viagem de cinco anos, um jovem de 22 anos, na condição de naturalista, embarcou destinado a coletar espécimes vegetais e animais e a anotar suas observações. Ele reuniu componentes suficientes para elaborar e defender uma das teorias mais revolucionárias de sua época - a teoria da evolução pela seleção natural.

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