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quinta-feira, 6 de agosto de 2009

POR QUE O ATO DE PLANEJAR DEVE SE CONSTITUIR EM UM PROCESSO DE BUSCA CONSTANTE DO EQUILÍBRIO ?

César Augusto Venâncio da Silva.
UNIDADE I
O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
TEMA III
PALENEJAMENTO DE AULAS E ELABORAÇÃO DE MANUAIS DE LABORATÓRIO.
AUTO AVALIAÇÃ.
Por que o ato de planejar deve se constituir em um processo de busca constante do equilíbrio?

PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO FERRAMENTA BÁSICA DO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

Na temática discutida na disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA II se discuti a importância do Planejamento Escolar/Pedagógico.

O texto da apostila focaliza a importância do ato de planejar em todas as ações humanas e especificamente na prática docente. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre alguns conceitos de planejamento; em seguida, procura-se estabelecer diferenças entre as várias dimensões dos planejamentos em educação. O texto também tem como objetivo levar os leitores a pensar sobre planejamento de ensino, sobre suas fases e sua importância no processo ensino-aprendizagem.
Falar de planejamento de ensino parece ser um assunto tão batido e desgastado, porém, com o passar do tempo é importante perceber que a maneira de se planejar hoje não é a mesma que há vinte anos, conforme aponta Hernández, “quando não existia a síndrome do excesso de informação, ou há 40, quando se pensava que as disciplinas se articulavam por regras estáveis, ou há 80, quando muitos campos disciplinares estavam em fase de definição” (HERNÁNDEZ, 1998, p. 63). Percebe-se, assim, que o passar dos tempos altera o modo de planejar a vida. Por isso, mesmo que sejam utilizados conceitos semelhantes, o contexto é diferenciado, e é por isso que em momentos diferentes o planejamento assume papéis singulares. A ação de planejar faz parte da história do homem, pois, a vontade de transformar aspirações em realidade objetiva é uma preocupação que acompanha a maioria das pessoas. Pensar e planejar são atos que agem concomitantemente. Ao iniciar o dia, o homem pensa e distribui suas atividades de acordo com o seu tempo e com suas necessidades: o que irá fazer, como fazer, para que fazer e com o que fazer. Nas mais simples ações humanas do dia-a-dia, quando o homem pensa de forma a atender seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente registrar de forma técnica as ações que irá realizar durante o dia. Assim, pode-se dizer que a ação de planejar, ou o planejamento, faz parte da vida. Aquele que não mais planeja, corre o risco de realizar as coisas de forma mecânica, alienada e, como conseqüência, sua ação não ter um sentido definido. A todo momento se está planejando. Mas, afinal, para que se planeja? Segundo Gandin, “a primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a finalidade do planejamento é a eficiência”, que segundo ele é “a execução perfeita de uma tarefa que se realiza” (2005, p. 17). Então, pode-se dizer que quando se planeja, independente do que está sendo planejado, quer se obter o melhor resultado, há a intenção de que dê certo, inclusive se é algo que realmente seja importante que se faça. É por isso que Gandin aponta que além da eficiência, “o planejamento visa também à eficácia” (2005, p. 17). As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas atualmente, mas para exercitar a sua prática, faz-se necessário compreender conceitos atribuídos a esse termo. Os conceitos que irão ser explicitados a seguir apresentam variações e contribuem para uma complementação de idéias. Seguem alguns conceitos de planejamento, conforme alguns autores: Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).
CONCLUSÃO:

Como se pôde perceber durante o texto, o ato de planejar faz parte da vida do ser humano e sem ele não se chega a lugar algum, pois é preciso estabelecer metas e objetivos do que se quer alcançar. O planejamento na educação assume várias facetas, mas a que faz a enorme diferença no todo é a faceta do planejamento de ensino, pois de nada adianta ter um bom planejamento da educação no geral, se o ensino não vai bem e se não acontece a aprendizagem. O planejamento de ensino esboça uma situação futura a partir da situação atual e prevê o que, como, onde, quando e o porquê se quer realizar tal objetivo, a fim de garantir a objetividade, a funcionalidade, a continuidade, a produtividade e a eficácia das ações planejadas, tornando o ensino produtivo e a aprendizagem garantida. Um planejamento de ensino eficaz só funciona se há o comprometimento do professor, a busca de sempre estar atualizado e de querer o melhor para suas aulas.

RESPOSTA CONCLUSIVA/ENTENDIMENTO: Por que o ato de planejar deve se constituir em um processo de busca constante do equilíbrio?

É de extrema importância o ato de planejar em todas as ações humanas e especificamente na prática docente; o planejamento de ensino é relevante no processo ensino-aprendizagem. Não havendo planejamento na poderá haver equilíbrio entre o que se proõe e o que se almeja.



RECOMENDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.

DALMÁS, A. Planejamento participativo na
escola. Elaboração, acompanhamento e
avaliação. Petrópolis: Vozes, 1994.
GANDIN, D. Planejamento como prática
educativa. 10. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre Iniciação
à Pesquisa Científica. 3. ed. Campinas: Alínea,
2003.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na
Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar:
teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001
LÜCK, H. Planejamento em orientação
educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como
8 UNICENTRO construir o projeto político-pedagógico da escola.
São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
TURRA, C. M. G.; ENRICONE, D.; SANT´ANNA,
F. M.; ANDRÉ, LENIR CANCELLA. Planejamento
de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre:
Sagra-DC Luzzato, 1995.
XAVIER, M. L. M.; ZEN, M. I. H. D. Planejamento
em destaque: análises menos convencionais.
Cadernos Educação Básica 5. Porto Alegre:
Mediação, 2000.

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