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quarta-feira, 5 de agosto de 2009

QUAL A CONDIÇÃO PRIMORDIAL QUE PRECISA SER SEGUIDA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA.

UNIDADE I
O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
TEMA III
PALENEJAMENTO DE AULAS E ELABORAÇÃO DE MANUAIS DE LABORATÓRIO.
AUTO AVALIAÇÃO.
QUAL A CONDIÇÃO PRIMORDIAL QUE PRECISA SER SEGUIDA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA.

Ensinar é um ato que só se concretiza se for realmente eficaz, se propiciar situações nas quais o aluno possa encontrar subsídios para construir ou reconstruir seu conhecimento. A importância das atividades experimentais no ensino de Biologia é praticamente inqüestionável. Porém, independente do lugar onde são realizadas, deve-se propiciar condições para que essas atividades experimentais tenham como resultado uma aprendizagem significativa. Precisamos descaracterizar os roteiros destas atividades das tradicionais “receitas de bolo” que pouco contribuem para um processo efetivo de aprendizagem. No cenário que se descortina atualmente nas nossas escolas, faz-se necessário uma mudança na prática do professor. A partir destes pressupostos, pode e deve ser desenvolvido um trabalho junto aos professores com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a prática pedagógica visando à melhora do ensino e da aprendizagem na escola pública ou e privada. Paralelo a esta visão devemos desenvolver com os alunos a atividade experimental proposta no planejamento pedagógico da escola e incentivar a produção de material pedagógico a partir da prática dos alunos envolvidos na atividade. Penso ser importante que para o tema proposto é refletir: na necessidade de decorrentes de uma experiência com atividades práticas de laboratório nas disciplinas de Ciências e Biologia, contemplando as diferentes etapas do processo, ou seja: escolha, obtenção de materiais e teste das atividades; elaboração do roteiro para o aluno e para o professor; e a aplicação das
atividades.

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