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quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: ELABORAR UMA ATIVIDADE EXPERIEMENTAL UTILIZANDO AS RECOMENDAÇÕES DESCRITAS NESTE TEMA.

UNIDADE I
O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
TEMA III
PALENEJAMENTO DE AULAS E ELABORAÇÃO DE MANUAIS DE LABORATÓRIO.
AUTO AVALIAÇÃO.
ELABORAR UMA ATIVIDADE EXPERIEMENTAL UTILIZANDO AS RECOMENDAÇÕES DESCRITAS NESTE TEMA.

César Augusto Venâncio da Silva.

1.Abiogênese
"Sempre que o homem depara com o inesperado, o exuberante espetáculo das coisas vivas, considera-o uma instância da geração espontânea da vida". Afirmava Alexandre Oparin. A expressão geração espontânea é a convicção de que algumas entidades físicas podem surgir espontaneamente, ao acaso, a partir da matéria inerte, sem progenitores naturais. Aristóteles foi um dos cientistas que mais de evidenciou na defesa da teoria da geração espontânea, cujo pensamento influenciou os sábios do mundo ocidental durante muitos séculos. Há mais de 2.000 anos ele acreditava que a vida podia originar-se espontaneamente da matéria bruta resolvendo, assim, o problema da origem da vida. A sua hipótese baseava na existência de um "princípio ativo", dentro de certas porções de matéria, que não era considerado uma substância, mas sim uma capacidade de fazer determinada coisa. Esse princípio podia organizar uma seqüência de fatos, os quais produziriam a vida, isto é, um ser vivo, a partir da matéria bruta, desde que tivesse condições favoráveis. Baseando-se no conceito deste princípio ativo, Aristóteles explicou porque um ovo fecundado podia se transformar num ser vivo. Tais são os fatos, os seres se originam não somente do cruzamento de animais, mas também da decomposição da terra... E entre as plantas a matéria procede da mesma maneira, algumas desenvolvem-se de sementes de certas partes vegetativas, outras por geração espontânea através de forças naturais, entre as quais do apodrecimento da terra. A teoria da geração espontânea ficou mais enriquecida com o apoio de outros cientistas, tais como William Harvey, célebre por seus trabalhos sobre circulação sanguínea, Renê Descartes e Isaac Newton.
Assim, considero como aula inicial do curso básico de Biologia: a origem da vida. E recomendo como atividade experimental solicitada, uma experiência para mostrar que não existe geração espontânea nos dias atuais.

O ar que respiramos contém microorganismos. E eles podem contaminar qualquer objeto ou alimentos. O experimento proposto tem como objetivo: “mostrar que a vida, na Terra atual, só surge a partir da vida preexistente...” UZUNIAN.
MATERIAIS.
6 frascos pequenos de 100ml(erlenmeyer ou frasco de vidro equivalente);
Algodão;
Papel de alumínio;
Panela de pressão;
1 tablete de caldo de carne;
1 panela comum com cerca de 1 litro de capacidade;
500 ml de água;
1 fonte de chama(Bico de Bunsen, fogão);
1 rolha dura, de borracha, que possa servir para fechar um dos frascos e que resista à alta temperatura da panela de pressão;
Barbante;
Parafina;
1 tubo de vidro reto, de cerca de 10 cm;
1 tubo de vidro em S, cerca de 20cm.

COMO PROCEDER.
Ferva os 6 frascos de vidro, a rolha de borracha e os tubos de vidro por 15 minutos;
Coloque 500ml água na panela comum, dilua o tablete de caldo de carne. Deixe ferver por 15 minutos;
Distribua o caldo fervido em quantidades iguais nos 6 frascos de vidro;
Efetue os procedimentos conforme as instruções do professor, que deve em sala distribuir um folder iconográfico;
Amarre bem, com barbante, o papel de alumínio que protege os algodões. O algodão não deve molhar.
Numere os frascos para controle das anotações de observação;
Nunca tocar com as mãos no lado interno dos frascos;
Depois de ferver os frascos em panela de pressão ou em banho-maria, procure deixá-los em ambiente em que não sejam submetidos aos raios solares ou a iluminação.

CONCLUSOES.
Depois, da experiência comente:
1 - Em qual dos frascos o caldo ficou turvo? Justifique sua resposta.
2 - Qual dos frascos se constituí em o frasco controle?
3 - Descrever as conseqüências práticas desta experiência no dia-a-dia.
4 - Conseqüências da utilização do tubo reto em comparação com os demais frascos numerados.
E vincular esta experiência com a que foi realizada pelo cientista Pasteur.
5 - Relate a principal conclusão que você tirou empós a feitura deste experimento.

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